quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sogra

Em meio a tantas discussões e até mesmo piadas feitas sobre este assunto,;

Que é um tanto delicado pra tantos casais,e que tem em muitas vezes sido o pivor de tantas brigas e separações,hoje eu quero falar de algo que pra muitas mulheres tem sido muito difícil.


O amor para com sua sogra


Quero basear-me em algo que está na própria palavra de Deus,no livro de Ruth,quero falar de algo que é possível,o amor de nora para com a sogra.

No livro de Ruth,se formos lendo não lemos a palavra amor,mas ao decorrer vemos que elas se amavam.

Noemi era casada e tinha dois filhos:"Malon e Quilion."

Seu marido morre,e no decorrer da história seu filhos casam com mulheres moabitas,como podemos ler em (Ruth 1:35).

Ruth e Orfá ,ficaram casadas acerca de dez anos e ambos os maridos morreram também,ficando assim as três mulheres só.

Assim ficou Noemi,sem filhos,marido,desamparada,pobre,em uma terra distante com suas duas noras.

As duas noras não tinham mais compromisso algum com Noemi,e nem Noemi com elas,

Talvez se fossemos nós,pensaríamos (agora vou viver minha vida ,estou livre da minha sogra,vou coloca-la num asilo,quero ela longe de mim,)muitas mulheres pensam assim,pois eu também pensava assim,mas aprendi que quando nós não queremos,e achamos que não podemos o Senhor entra com seus meios de agir e muda o nosso pensar,ele tem seus próprios planos pra nós.

Mas no capitulo 1º vemos o bom relacionamento que elas tinham com sua sogra,pois se dispuseram a voltar para Judá com Noemi.
No entanto Noemi não queria ser um peso,e convence as duas a voltarem para casa de seus pais,e tentarem refazer a vida ,Orfá se vai,e Noemi como um sinal de amor a beija.
Mas Ruth como diz em (Ruth 1:14)"Se apegou a ela"...
No cap 1ºao 15,vemos que Noemi volta a insistir,mas ela faz uma bela declaração de lealdade,que é um dos mais belos compromissos,já descritos na palavra de Deus.(Ruth 1:16-17).
Disse,porém Ruth:Não me instes para que te deixe e me obrigues a não
seguir-te;porque ,aonde quer que fores,irei eu,e aonde quer que pousares,ali pousarei eu;o teu povo é meu povo e teu Deus é meu Deus,onde quer que morreres,morrerei eu e ali serei sepultada;faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver,se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Ruth conhecia a palavra de Deus através da família do esposo,e a tomou por fé,fazendo um compromisso com sua sogra,ela tinha um cuidado com sua sogra e lhe tratava com muito carinho.
Noemi não tinha bem algum,nada a oferecer,mas ela conhecia o Deus vivo,o Deus de Israel,e era isso o que importava pra Ruth,
Ruth era amável,cuidadosa,conhecedora da lei e não fugia do trabalho,e estava sempre pronta a servir,era dedicada e sujeita.(Ruth 3:11)
E ela disse:"tudo quanto me disseres, farei."
De bom testemunho e reconhecida como mulher virtuosa,(Ruth 2:11)(Ruth 3:11).
A vida que Noemi levava no seu lar despertou o desejo de Ruth em segui-lá,tenho certeza que Ruth via Deus na vida de Noemi;ai está o segredo de um bom relacionamento, "vida com Deus ".
Uma firme base de amor com propósito definido,seguida de consequentes atos de devoção, mostrou que o compromisso de Ruth não era de meras palavras,nem simples demonstração momentânea de emoção.
Ela aceitou de bom grado um futuro incerto e,mediante juramento solene,comprometeu-se não apenas com Noemi, mas também com o Deus de Israel.
A vida que Ruth escolheu ao lado da sogra,e a escolha de seguir seus conselhos, trouxe bênçãos a ela,ela se casou com Boaz e teve uma vida de muita fartura.
O compromisso entre essas duas mulheres é um modelo para o benefício mútuo e uma porta aberta para que ambas sejam cobertas de bênçãos .
As experiências registradas no velho testamento,hoje servem de exemplos para nós.
A exemplo de Ruth e Noemi é possível que o nome de Jesus seja glorificado através desse tipo de relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário