quarta-feira, 17 de junho de 2009

Perdão Restaurador

"Nada pode rebaixar tanto um homem quanto ele se permitir decair a ponto de odiar alguém"



Importado dos Estados Unidos ,o projeto conhecido como justiça restaurativa,e esta sendo cada vez mais adotado no Brasil.

Ele coloca frente a frente vítimas,ou familiares,e seus respectivos criminosos.

Para que???É um mecanismo privilegiado que dá ao infrator uma visão mais clara das consequências,das repercussões do ato que ele cometeu.
Para a vítima é uma oportunidade de extravasar a carga emocional vivida pelo evento,e com isso alcançar certo alivio com relação a essa experiência.
Mas essa ideia tem seu lado polémico para alguns,uma experiência como essa significa mais combustível para intensificar a dor;
outros dizem encontrar um alívio para uma tristeza tão grande,embora muitos neguem declarar perdão,
E há quem perdoe de verdade,esse foi o caso da mãe que falou com o jovem,que matou e enterrou a filha dela,"Eu precisava olhar nos olhos dele"disse ela.
Ele é seu próprio juiz,ele se culpa dia a dia pelo que aconteceu.Por isso fiz o que fiz:"olhei e perdoei"
Em primeiro lugar,todos nós necessitamos ser perdoados.
Ao ensinar a oração descrita em Mateus 6:12 Jesus Cristo deixou claro que o perdão que pedimos está vinculado com o que oferecemos a outros..."perdoa as nossas dívidas assim......"
A palavra de Deus diz que :Devemos perdoar ,assim como o pai nos perdoa,não importa o que o outro nos fez.
Quando você perdoa,tudo muda,sei que é difícil,mas não é impossível.
Em segundo lugar,o perdão beneficia muito mais o doador.Ele é oferecido a alguém que talvés não o mereça,mas é uma escolha nossa,de prosseguirmos ou de vivermos presos a amargura que o não perdão nos traz.
Jesus é o nosso maior exemplo de perdão(Luc 23:34).

Desde a infância Martim Luther King sofreu os rigores da discriminação racial.Seu filho abraçou sua causa em favor dos direitos civis dos negros e foi assassinado em 1968,um ano depois outro filho morreu afogado em uma piscina.
Em 1974,sua mulher foi abatida sobre uma saraivada de tiros disparados por um jovem,enquanto tocava piano em pleno culto da igreja.
Perto de morrer em 1984,aos 84 anos,o velho King refletindo sobre a própria vida,a causa pela qual lutou e pelas perdas experimentadas disse:
Há dois homens que eu poderia odiar,um deles é branco,o outro é negro,e os dois estão cumprindo pena por homicídio,não odeio nenhum dos dois,não há tempo para isso;e tambem não há razão.
"Nada pode rebaixar tanto um homem quanto ele se permitir decair a ponto de odiar alguém"


Nenhum comentário:

Postar um comentário